Religiao Filosofia Empirismo Ciencia
2- Para entender a Filosofia é preciso entender a grande diferença entre conhecimento e sabedoria. A ciência estuda o conhecimento. A filosofia, a sabedoria. Conhecimento provem de estudos e pesquisas. Já a sabedoria, de lições aprendidas pela vida. A filosofia existe desde o século XI a.c., e, até hoje, mostra seus efeitos com resultados obtidos por pensadores famosos, como Aristóteles, Pitágoras, e tantos outros. Se aplica desde qualquer lição tirada de uma situação vivida, até momentos de reflexão sobre a existência, o conhecimento, a verdade, a ética, aos valores, etc. Se pensamos hoje de modo crítico, devemos agradecer a Filosofia
3- “Falar menos, fazer mais”. Eis um pensamento empírico. O que é um pensamento Empírico? É a busca por resultados baseados em experiências, não em teoria. Pode-se dizer que se manifesta em um caso verídico e recente, de um pedreiro que se destaca numa faculdade de engenharia civil, no nordeste brasileiro, por ter pleno conhecimento Empírico do assunto.
4 - Do Latim, scientia, conhecimento, ciência pode responder ao significado de correr até resultados específicos, satisfatórios e exatos, através dos mais diversos métodos de pesquisa. Se manifestam em todo e qualquer meio de busca pelo conhecimento através de pesquisa. Desde perguntar para um número de pessoas, para conhecer o interesse de uma população, até um nanobô, desenvolvido pela NASA, para melhorias nas buscas de vida extraterrestre, é tudo ciência.