religiao da importancia
Capítulo 0 – A Paróquia
Tema 1: O Domingo
Para os cristãos de todo o mundo, o domingo é o dia mais importante da semana. É chamado Dia do Senhor, porque foi no domingo, o primeiro dia da semana, em que Jesus ressuscitou.
Para que se reúnem os cristãos todos os domingos na igreja da sua paróquia? A primeira festa dos cristãos foi o domingo. No início os cristãos reuniam-se ao domingo para rezar e fazer a “fracção do pão”, pois era o dia em que festejavam a alegria da ressurreição de Jesus. Desde então todos os domingos os cristãos de todas as paróquias do mundo reúnem-se para tomarem parte da missa. Há um mandamento da Igreja que diz assim: «No domingo e nos outros dias festivos de preceito, os fiéis devem participar na missa.» Quem preside quase sempre à missa em cada domingo é o pároco. Há sempre uma hora marcada para a missa. A missa tem vários nomes: eucaristia, ceia do Senhor e fracção do pão.
E o que acontece durante a missa? Ouve-se a palavra de Deus, canta-se, dizem-se orações, leva-se o pão e o vinho ao altar, faz-se o Jesus fez na
Última Ceia, dá-se a comungar o pão consagrado que é o Corpo de Cristo. Por fim, as pessoas regressam às suas casas e procuram viver cada vez mais de acordo com o que Deus lhes disse na sua Palavra e o Espírito Santo lhes segredou no coração.
Tema 2: A assembleia
Os cristãos reunidos na igreja no domingo formam uma assembleia.
Jesus fez esta promessa aos seus discípulos: «Quando dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles» (Mt 18,20).
Esta presença de Jesus faz com que a reunião dos cristãos e a sua assembleia sejam muito diferentes de outras reuniões e de outras assembleias. Esta reunião faz-se para celebrar a Liturgia, ou seja para escutar Deus que fala, para lhe dirigir cânticos e orações, e para comungar o Corpo de Jesus.
Donde vêm as pessoas que se reúnem? Vêm de suas casas.
E quem é que vem? Vêm homens e mulheres, rapazes raparigas e crianças.
E porque vêm