Religi O E Sa De
JAIMEANE NÚBIA LIMA GOMES
RELIGIÃO E SAÚDE
VIÇOSA/AL
JUNHO/2015
JAIMEANE NÚBIA LIMA GOMES
FÉ E PLANTAS MEDICINAIS
Trabalho realizado como parte da disciplina de Religião e Saúde do curso de Pedagogia e Teologia – FUNESO, sob orientação do Professor Edmilson Ferreira.
VIÇOSA/AL
MARÇO/2015
INTRODUÇÃO A religião talvez seja um exercício importante para estimular as mecânicas da Fé, embora a Fé não necessariamente derive apenas da religião. A Fé como sentido construtivo, atua na estruturação psicológica e tem papel importante. A religião pode não influenciar na saúde, mas a Fé pode ter aspectos positivos que oferecem mais equilíbrio e bem estar, além de uma recuperação rápida e objetiva. Neste trabalho, juntamos os benefícios da natureza com a Fé e com pequeno relato apresentamos algumas plantas que curam de maneira simples, variada e na sua maioria sem grandes custos.
A IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO NA SAÚDE DOS INDIVÍDUOS
Na visão católica, a doença é considerada tribulação permitida por Deus para que o fiel se aproxime da realidade divina, há também a ideia da expiação de pecados e também o afastamento do homem de Deus. De acordo com a conferência nacional dos bispos do Brasil (CNBB. 2011), ao comtemplar as ações de Jesus, a igreja alarga o conceito de doença: Se Jesus cura alguma moléstia do corpo, o faz para conceder uma libertação ainda maior a pessoa curada. As pessoas têm seus pecados perdoados através da cura do corpo ou da alma para que assim, assuma seus valores e reproduza suas ações de amor fraterno e dedicação aos outros pelo cuidado e serviço.
Pela visão católica o ser humano deve ter saúde plena do corpo e da alma, dando ênfase ao texto bíblico que confere o corpo com o templo do espírito, portanto, deve-se cuidar bem do corpo, para que espírito esteja bem no lugar sagrado. Considera também o que diz a frase grega “mente sã, corpo são”, ou seja, os