Relevos Submarinos
Crosta terrestre
A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta Terra. É a parte superior da litosfera, com uma espessura variável de 5 a 70 km. A crosta é constituída principalmente por basalto e granito e fisicamente é menos rígida e mais fria do que o manto e o núcleo da Terra.
Plataforma continental
Plataforma continental é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de qualquer continente, que, em um suave declive, termina ao dar origem ao talude continental. Geralmente, a plataforma possui uma extensão de 70 a 90 km, e profundidade de 200 metros, até atingir as bacias oceânicas. Nos períodos interglaciais (como o que estamos vivendo atualmente), tal área permanece submersa. Caracteriza-se pela existência de golfos e mares pouco profundos, nascendo na costa dos terrenos e indo terminar suavemente, e com pequena inclinação na área chamada talude continental.
A plataforma, justamente com o talude continental e os depósitos sedimentares, quando existentes, compõe aquilo que é chamado de margem continental, isto é, a parte ainda pertence à crosta, porém submersa.
Econômica: Economicamente, é importante principalmente pelo fato de grande parte do petróleo explorado pelo mundo se encontra nessas regiões sedimentares.
Cientifica: Cientificamente, é importante porque a Plataforma Continental é o local que abriga as principais evidências da eustasia, por exemplo, vales entalhados, linhas de costas registradas e sua fauna fossilizada, entre outros vestígios geológicos.
Plataforma continental do Brasil
O Brasil possui uma das maiores plataformas continental do mundo, diversas empresas têm se interessado por esses recursos, um fato que é comprovado pelo aumento significativo de áreas oneradas nos últimos anos. No final de 2010 foram outorgados seis portais de lavra na plataforma continental do estado do Maranhão para explorar calcário marinho. Além dessas diversas empresas, órgãos, institutos de