Relevo
2010/1
Topografia XII
X. Representação do Relevo
Introdução:
• O relevo da superfície terrestre é uma feição contínua e tridimensional. Existem diversas maneiras para representar o mesmo, sendo que em Topografia as mais usuais são as curvas de nível e os pontos cotados.
• O ponto cotado é a forma mais simples de representação do relevo; as projeções dos pontos no terreno, tem representado ao seu lado as suas cotas ou altitudes.
Topografia XII
X. Representação do Relevo
Introdução:
• Perfis Transversais: são cortes verticais do terreno ao longo de uma determinada linha. Um perfil transversal é obtido a partir da interseção de um plano vertical com o terreno.
Durante a representação de um perfil, costuma-se empregar escalas diferentes para os eixos X e Y, buscando enfatizar o desnível entre os pontos, uma vez que a variação em Y (cota ou altitude) é menor. Por exemplo, pode-se utilizar uma escala de 1:100 em X e 1:10 em Y.
Topografia XII
X. Representação do Relevo
Introdução:
• Curva de nível: forma mais tradicional para a representação do relevo. Podem ser definidas como linhas que unem pontos com a mesma cota ou altitude.
Representam em projeção ortogonal a interseção da superfície do terreno com planos horizontais.
A diferença de cota ou altitude entre duas curvas de nível é denominada de eqüidistância vertical, obtida em função da escala da carta, tipo do terreno e precisão das medidas altimétricas. Topografia XII
X. Representação do Relevo
Curva de nível:
• As curvas de nível podem ser classificadas em curvas mestras ou principais e secundárias. As mestras são representadas com traços diferentes das demais
(mais espessos, por exemplo), sendo todas numeradas. As curvas secundárias complementam as informações.
Curvas Mestras e Secundárias
Exemplos de representações do relevo com curvas de nível
Topografia XII
X. Representação do Relevo
Curva de nível:
• Algumas regras