relevo urbano
Quarta-feira, 08 de junho de 2011.
Notoriamente, o relevo é uma dos elementos que mais interfere na paisagem urbana. Em países com dimensões continentais como o Brasil, a diversidade de formas de relevo é muito grande fazendo com que as paisagens urbanas sejam das mais diversas.
As formas de relevo predominantes no relevo brasileiro são:
PLANALTOS: São formações elevadas e onduladas com altitudes superiores a 300 metros, sendo a forma de relevo de maior ocorrência no país.
Teresópolis, estado do Rio de Janeiro, está situada em plena Serra dos Órgãos (Serras e Planaltos do Leste). É um exemplo claro do condicionamento da cidade à forma de relevo. As ruas não possuem um traçado retilíneo, pois são traçadas entre as encostas, nos pontos menos acidentados e mais favoráveis à ocupação. Em função disso, as cidades situadas em regiões com este tipo de relevo são mais “espalhadas”, com alternância entre áreas ocupadas e desocupadas.
Teresópolis - RJ
Teresópolis - RJ
Anápolis - GO. Embora as ondulações do relevo sejam menores, elas também estão presentes na paisagem urbana da cidade.
Anápolis - GO.
Campos do Jordão - SP.
Outra cidade caracterizada pelo relevo montanhoso.
Ubá - MG.
A cidade apresenta características comuns à grande maioria das cidades mineiras, por estar situada numa região predominantemente montanhosa.
Aspecto montanhoso no centro de Ubá (MG).
DEPRESSÕES: São áreas rebaixadas (geralmente planas) em função de longos processos erosivos. São áreas de transição entre os planaltos e as planícies. A cidade paraense de Santarém, está situada na depressão da Amazônia Ocidental, a uma altitude média de 35 metros. O relevo plano faz com que a cidade tenha o aspecto de um "tabuleiro de xadrex", com ruas retilíneas e perpendiculares.
Vista geral de Santarém - PA