RELEVO DE MANAUS
O futebol de salão tem duas versões sobre o seu surgimento, e, tal como em outras modalidades desportivas, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas “peladas” nas quadras de basquete e hóquei.
No início, jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada“.
Há também a versão, tida como a mais provável, de que o futebol de salão foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-foot-ball“.
FUNDAMENTOS DO FUTSAL
DOMÍNIO: Domínio é a habilidade de recepcionar a bola com as diversas partes do corpo;
CONDUÇÃO: A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo. Deve-se conduzir a bola sempre próxima ao corpo. Pode ser em linha reta ou com mudanças de direção e com diferentes partes do pé.
CHUTE: O chute é o ato de bater na bola com maior força podendo ser em direção ao gol do adversário(ofensivo) ou afastando a bola de seu próprio gol(defensivo). Os chutes podem ser rasteiros, meia-altura e altos, podendo ser com o dorso ou de peito de pé, de bate-pronto ou semi-voleio, de voleio ou sem-pulo, de bico e por cobertura.
CABECEIO: A exemplo do chute, o cabeceio pode ser ofensivo e defensivo.
PASSE: O passe é um dos mais importantes fundamentos do futsal. Em geral passa-se a bola com os pés, mas também pode