Relevo da Paraíba
João Pessoa: 02 de Outubro de 2013
Disciplina: Matemática
Aluno:
Relevo
E
Hidrografia
Introdução
Nesse trabalho iremos apresentar os principais pontos relacionados ao relevo e hidrografia da Paraíba , conceituando e apresentando as características apontadas por cada tema. O trabalho elaborado pela equipe será apresentado de forma diversificada em relação aos temas apontados acima.
Relevo da Paraíba Do território estadual, 82% encontram-se entre 200 e 900m de altura e 18% abaixo de 200m. A maior parte do território paraibano é constituída por rochas resistentes, e bastantes antigas, que remontam a era pré-cambriana com mais de 2,5 bilhões de anos. Elas formam um complexo cristalino que favorecem a ocorrência de minerais metálicos, não metálicos e gemas ( pedras preciosas) . Os sítios arqueológicos e paleontológicos, também resultam da idade geológica desses terrenos. No litoral, temos a Planície Litorânea, na região da mata temos os tabuleiros, no Agreste temos algumas depressões que ficam entre os tabuleiros e o Planalto da Borborema, onde se encontram muitas serras, como a Serra de Araruna, a Serra de Cuité e a Serra de Teixeira. Encontra-se no município de Araruna a Pedra da Boca. No sertão, temos uma depressão sertaneja que se estende do município de Patos até após a Serra da Viração.
- Baixada Litorânea (ou Planície Litorânea) : Está presente ao longo da costa formando uma faixa com cerca de 80 a 90km de largura, com altitudes que variam entre 0 e 10 metros, apresenta a