relevo da Europa
A Europa é um continente com um relevo pouco acidentado, se comparada com outros continentes.
Em termos de relevo, podemos considerar que existem três grandes conjuntos morfológicos: as planícies, os planaltos e as montanhas.
Grande parte do território é constituído pela grande Planície Central Europeia que se estende desde a costa ocidental da França e vai até aos Montes Urais, no limite com a Ásia.
Os planaltos localizam-se no interior da Europa, principalmente a Sul da Grande Planície Europeia. Nesta zona planáltica destacam-se alguns relevos muito antigos de formas arredondadas e pouco elevados (com altitudes inferiores a 2.000 metros)
As montanhas mais jovens localizam-se sobretudo no sul da Europa. São montanhas de altitude elevada (superior a 2.500 metros) e apresentam declives muito acentuados.
Os Montes Urais são um conjunto montanhoso muito antigo e constituem o limite geográfico que separa o continente europeu do continente asiático.
O ponto mais alto dos Montes Urais é o Monte Narodnaia que alcança os 1.894 metros de altitude e que se localiza no extremo norte da cordilheira.
Alpes
Os Alpes constituem a mais importante cadeia montanhosa da Europa Ocidental. Trata-se de um conjunto de idade relativamente recente, visível pela imponência dos seus picos, destacando-se o Monte Branco com os seus 4.807 metros como o seu ponto de maior altitude.
Pirenéus
Os Pirenéus, tal como os Alpes, são uma formação montanhosa de idade recente que faz separa a Península Ibérica da França. O seu pico de maior altitude é o Pico Aneto com 3.404 metros e que se localiza em território espanhol.
Cáucaso
O Cáucaso situa-se no Sudoeste da Europa, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, separando a Europa da Ásia.
O ponto de maior altitude é o Monte Elbrus, que com os seus 5.642 metros constitui o ponto mais elevado de todo o continente europeu.
Cárpatos
Os Cárpatos constituem um conjunto montanhoso muito antigo pelo que apresenta formas