Release
O ano de 2013 marca o vigésimo aniversário da estreia em disco de um bastião do heavy metal brasileiro, o ANGRA.
A banda, conhecida por seus interlúdios sinfônicos, instrumental altamente técnico e pela alquimia do metal com elementos regionais brasileiros, foi formada originalmente em 1991.
Dotada de um senso de direcionamento raro entre as bandas brasileiras, o Angra não ficou esperando as coisas acontecerem, e já em 1992 gravou a demo ‘Reaching Horizons’, que despertou enorme curiosidade entre os fãs de metal brasileiros e europeus e que levou o grupo a conseguir viabilizar a gravação de seu primeiro álbum, no estúdio do guitarrista KAI HANSEN [HELLOWEEN] em Hamburgo, Alemanha. O resultado, o álbum “Angels Cry”, mudaria de vez o cenário musical brasileiro, e afirmaria o Angra como uma força dentro do fechado circuito europeu do metal melódico.
A banda conseguiu o impensável para um grupo brasileiro do estilo: mais de 100 mil cópias vendidas no Japão, onde, devido ao enorme e inesperado sucesso de ‘Angels Cry’, um EP fora lançado com versões remixadas de algumas faixas do disco. Na votação de ’melhores do ano’ da publicação especializada Rock Brigade, o público levou o Angra ao topo nas categorias Melhor Banda Nova, Melhor Álbum, Melhor Vocalista, Melhor Capa de Disco e Melhor Tecladista.
‘Angels Cry’ só seria lançado na Europa em 1994, com sucesso comercial e de crítica imediatos.
Ainda naquele ano, o Angra tocaria na primeira edição do festival MONSTERS OF ROCK, dividindo o palco com nomes do peso de KISS, BLACK SABBATH e SLAYER. Seguindo o festival, a banda deu início a uma longa turnê pelo país, que acabaria levando-os à Europa em 1995.
Em 1996, o Angra ousaria mais ainda com o álbum ‘Holy Land’, permeado por arranjos de orquestra, corais e ritmos brasileiros e que tornaria-se um êxito comercial ainda maior do que “Angels Cry”, e exigiria que a banda fizesse sua primeira turnê pela terra do Sol Nascente e que outro EP