Release arq futuro
Com programação gratuita, o Arq.Futuro debate gestão das águas e desenvolvimento urbano na cidade de Piracicaba, nos dias 4 e 5 de Agosto
Plataforma de discussão em arquitetura e urbanismo, o Arq.Futuro ocorre pela primeira vez fora do circuito das capitais brasileiras. Em sua segunda edição deste ano, ele se transfere para Piracicaba, a 200 km de São Paulo, com uma programação de palestras e debates organizada ao longo de dois dias, 4 e 5 de agosto próximos, no auditório do Teatro do Engenho.
O Arq.Futuro focaliza o tema “A Cidade e a Água” em suas edições de 2014. Protagonista de reconhecidas transformações urbanas, a cidade de Piracicaba há anos vem dando atenção especial à gestão das águas e seus desafios. Daí a oportunidade de sediar este Arq.Futuro, que, por sua vez, envolverá a participação não só de representantes dos municípios da região, mas também de especialistas brasileiros e estrangeiros.
O evento será realizado no Teatro do Engenho, um antigo galpão industrial restaurado pelo escritório Brasil Arquitetura, de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, e discutirá questões como gestão e governança dos recursos hídricos, saneamento, política habitacional, patrimônio histórico e valorização urbana. As palestras dirigem-se não apenas a profissionais e estudantes, mas a um público amplo, interessado em temas como cidadania, sustentabilidade, mobilidade e políticas habitacionais.
Entre os convidados estão o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato; o empresário Rubens Ometto, presidente do grupo Cosan e do conselho de administração da empresa Raízen; Gesner de Oliveira, ex-presidente da Sabesp, diretor da consultoria GO Associados e PhD pela Universidade da Califórnia/Berkeley; Luis Roberto Moretti, secretário-executivo do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ); Lauro Pinotti, urbanista e diretor do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP); e Weber