Relações e negócios internacionais
Para enfrentar os problemas gerados pela crise iniciada em 1958 e agravada em 1962, o governo instalado em 1964 pretendeu recuperar a credibilidade econômica do país, submetendo-se ao receituário econômico do FMI. Aceitando tal medida o estado brasileiro iria receber subsídios norte-americanos.
Em 1990 o Brasil buscava uma reinserção do estado brasileiro no sistema globalizado, sua reintegração ao circuito econômico financeiro internacional, assumiu um caráter irreversível, tendo o pais de incorporar definitivamente a lógica do livre-mercado e da competição. Com isso o estado brasileiro assumiu um papel importante no quadro econômico mundial, tornando nossa econômica em uma das maiores do mundo. Mas é importante salientar que mesmo com a economia muito boa nosso país ainda requer medidas “drásticas”, pois a renda brasileira, a riqueza brasileira se concentra nas mão de muito poucos, como a professora disse em sala de aula 80% da riqueza nacional esta nas mãos de apenas 20% da população brasileira, enquanto os outros 80% da população ficam com os outros 20%, é muita desigualdade, temos um país tão rico em recursos naturais e até mesmo econômico, e ao mesmo tempo um país tão pobre em conhecimento.
As relações sociais internacionais, são muito importantes para o crescimento de um país, tanto para seu desenvolvimento econômico, quanto para seu crescimento industrial e tecnológico, é somente