Relações sociais e serviço social no brasil.
Relações Sociais e Serviço Social no Brasil.
IAMAMOTO,Marilda Vilela.Relações Sociais e Serviço Social no Brasil/Marilda Vilela Iamamoto,Raul de Carvalho.-São Paulo/SP:Cortez.2005.
O surgimento do Serviço Social no Brasil remonta aos primeiros anos da década de 30, como fruto da iniciativa de vários setores da burguesia respaldados pela Igreja Católica, e tendo como referência o Serviço Social Europeu. Não pode ser entendido como transposição de modelos, ou importação de idéias, suas origens estão relacionadas como o complexo quadro histórico-conjuntural. A acumulação capitalista deixava de se fazer através de reformas agrárias e de exportação, na vinculação da economia do mercado mundial.
A luta pela vida, pelo trabalho e pela liberdade levava o proletariado a avançar em seu processo organizativo. Unindo se ao Estado e à Igreja. Os antagonismos que marcavam as relações sociais do sistema capitalista penalizavam o trabalhador e sua família.
Como estratégia para baixar a tensão entre os trabalhadores, trouxe pra si a responsabilidade de cuidar da reprodução de sua força de trabalho. Buscou o fortalecimento de suas alianças com a Igreja e a burguesia, com os quais dividiu a tarefa de circunscrever a hegemonia do poder ao restrito âmbito da classe dominante.
O aparecimento da “questão social” está relacionado à propagação do trabalho denominado livre, no lugar do trabalho escravo. Ou seja, as circunstâncias históricas do Brasil, revelam-se economicamente e socialmente destoante da necessária para generalização da relação Capital X Trabalho proposta pelo novo modelo de produção.A exploração abusiva da mão de obra e luta desenvolvida pelo operariado, para sociedade burguesa aparece como uma ameaça a seus valores, a partir de então surge desta classe a necessidade de estabelecimento de um Controle Social para com a outra classe.
O Serviço Social surge como um dos mecanismos utilizados pelas classe dominantes como meio de exercício