Relações Sindicais e negociações trabalhistas
O trabalho a seguir nos mostra a evolução das relações sindicais no Brasil, desde o surgimento dos primeiros sindicatos, da Constituição Brasileira que regulamentou as leis trabalhistas até os dias atuais. Nos traz o exemplo de uma empresa voltada para Consultoria de Recursos Humanos e suas principais características de funcionamento, bem como sua Convenção Coletiva, com todos os benefícios oferecidos aos seus colaboradores e suas vantagens.
EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES SINDICAIS NO BRASIL
O trabalhador nos primórdios era considerado propriedade de seu empregador. Com a evolução das relações de trabalho este quadro foi mudado. Cada organização passou a criar o seu estatuto, onde era estabelecido a hierarquia e o trabalho de cada empregado. O direito do trabalho surgiu no século XVIII, na época da revolução industrial, e trouxe profundas mudanças nas relações de trabalho. Nesta época o desemprego foi muito grande devido ao surgimento de máquinas que substituíram o homem, gerando sérios problemas sociais. Assim foi estabelecida a jornada de trabalho de 12 a 16 horas diária, exploração de trabalho infantil e do trabalho de mulheres, por ser mão de obra barata.
Estes fatos deram origem a grandes movimentos sociais e aí que foram criados os sindicatos, para lutarem a favor do trabalhador. O movimento sindicalista teve sua origem na Itália, com o fim do corporativismo e a criação de sindicatos de classes. Em 1903, com o decreto nº 979 foi permitida a sindicalização dos trabalhadores rurais. Em 1907 foi permitida a sindicalização dos trabalhadores do comércio e da indústria, estava marcada a primeira fase do sindicalismo Brasileiro. O anarquismo sindical foi propagado, nos meios trabalhistas brasileiros, pelos imigrantes italianos, em panfletos que publicavam para divulgação de suas ideias, de um sindicalismo apolítico, voltado para as