RELAÇÕES PÚBLICAS
Introdução e Direitos de Uso
O texto que se segue é um artigo que explica o que são efectivamente relações públicas no seu contexto geral. Deve ser considerado como parte do site www.brunoamaral.com, só surge neste formato devido à sua dimensão e carácter mais académico.
Como tal, não é permitida a distribuição deste ficheiro por outro site que não o brunoamaral.com. Qualquer link deve referenciar a página original: www.brunoamaral.com/relacoes-publicas-diferencas-do-marketing. A distribuição deste documento, para fins comerciais ou não, está sujeita à autorização escrita do autor.
Relações Públicas
As relações públicas têm a sua origem nos Estados Unidos com Ivy Lee, e podem ser definidas como “o esforço deliberado, planeado e contínuo para estabelecer e manter o entendimento mútuo entre uma organização e os seus públicos” 1, segundo Herbert e Peter Lloyd.
Em “Effective Public Relations” é mencionada uma definição mais alargada, fruto da pesquisa de Rex F.
Harlow. Traduzida, esta definição é a seguinte:
“As relações públicas são uma função da administração distinta, que ajuda a estabelecer e manter linhas mutuas de comunicação, entendimento, aceitação e cooperação entre a organização e os seus públicos; envolve a gestão de problemas ou temas importantes; ajuda a administração a manter-se informada sobre a opinião pública e pronta a responder perante ela; define e sublinha a responsabilidade da administração em servir o interesse do público; ajuda a administração a ficar a par da mudança e a usala, serve como um mecanismo de aviso prévio para antecipar modas; usa a pesquisa e uma comunicação racional, sã e ética como ferramentas principais”2
No mesmo livro, a definição de Relações Públicas proposta traduz-se em:
“As relações públicas são a função da administração que identifica, estabelece e mantém relações que beneficiem mutuamente a organização e os vários públicos dos quais depende o seu sucesso ou
fracasso”2