Relações Públicas
Para que a organização tenha um planejamento estratégico eficaz, é crucial que se conheça e compreenda o ambiente externo, pois é neste âmbito em que acontecem as transformações mais importantes que podem, ou não, colaborar para as atividades da empresa, sua sobrevivência e expansão.
O engenheiro Eliezer da Costa propôs o seguinte modelo que divide a análise em quatro pontos:
Positivos
Catalisadores – fatores e situações que beneficiam a organização e impulsiona suas ações no tempo presente.
Oportunidades – projeções das quais a organização pode tirar proveito no futuro.
Negativos
Ofensores – fatores e situações que estão acontecendo no tempo presente que impactam negativamente a organização.
Ameaças – projeções que, como a nomenclatura já diz, ameaçam as organização, sua imagem e ações.
Análise Externa Universidade Metodista de São Paulo
Universidades parceiras em todo o globo – Como a Universidade da California, London School of Business and Finance e Cornestone Academic College, fonte: portal Metodista.
Reputação consolidada, junto ao público, como melhor e mais tradicional universidade não-pública do ABC Paulista e melhor faculdade de Comunicação privada do País – Segundo o Guia do estudante e como pode ser visto no portal da Metodista.
Localização geográfica favorável devido à Anchieta, facilitando o acesso do ABC e de São Paulo
Projetos de extensão que impactam positivamente a comunidade do ABC e agregam valor à Metodista. – Como o projeto Biovia, que atende caminhoneiros na área da saúde.
Programas governamentais de bolsas para acesso popular às universidades privadas facilitando o acesso de alunos à Universidade (ProUni, Fies) – Como pode ser visto no site do MEC
Expansão dos programas governamentais para acesso às universidades particulares, já que nos últimos 8 anos o número de bolsas concedidas subiu 125% - O Estadão
Crescente procura por