Relações interpessoais
INTRODUÇÃO
Antes de começarmos a teoria, como em qualquer contato interpessoal, a apresentação é fundamental, certo? Afinal, dificilmente começamos a conversar com alguém sem perguntar seu nome, concorda? Vou começar me apresentando, mas depois quero conhecer você também...saber um pouco mais sobre a sua vida, seu trabalho, sua formação, seus passatempos, suas metas profissionais. Sou a Professora Elisete e estaremos juntos durante as próximas semanas. Vocês poderão entrar em contato comigo durante as tele-aulas, nos fóruns de discussão e também através do ambiente colaborar.
O relacionamento entre as pessoas é um tema muito interessante, você não acha? Um dos primeiros laços que construímos com outras pessoas é o de amizade. Os laços de amizade e afeto nascem conosco no mesmo instante em que saímos das barrigas de nossas mães.
Afinal, mesmo quem é “sozinho” no mundo, quem não tem família ou amigos de verdade, também está se relacionando à todo momento com outras pessoas. Já parou prá pensar com quantas pessoas você conversou hoje? Desde a balconista da padaria em que você comprou o pãozinho pela manhã até o “boa noite” que deu para o vizinho novo, ao quando chega em casa? Existem relacionamentos “superficiais”, relacionamentos de interesse, relacionamentos profissionais, relacionamentos de amizade,
relacionamentos amorosos: Independentemente do tipo, são todos relacionamentos humanos. E é justamente sobre isso que vamos falar em nossos encontros. Para começar a disciplina Relações Interpessoais, vamos entender as principais mudanças que estão ocorrendo no ambiente das empresas e a sua influência nas relações sociais.
A necessidade de tornar as empresas mais competitivas vem fazendo com que os administradores busquem incessantemente as mais diversas formas de gerenciar estruturas, processos, pessoas e o próprio mercado. Neste sentido, as teorias da administração que se iniciaram com os estudos de