Relações interpessoais e relações familiares
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
PSICOMOTRICIDADE
Andrea Ferreira Almeida
PESQUISA
Forças Internas e Externas nas relações familiares
São Paulo
2013
Andrea Ferreira Almeida
PESQUISA
Forças Internas e Externas nas relações familiares
Trabalho apresentado como requisito parcial para a Disciplina Relações Familiares e Interpessoais, Profa Daiane Cristina Moraes no Curso de Especialização em Psicomotricidade pela Universidade Cruzeiro do Sul.
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar a dinâmica da família em uma sociedade em constantes mudanças sociais, econômicas, culturais, políticas e tecnológicas, que interferem diretamente na estrutura familiar e nas suas relações interpessoais, embora seja considerada a instituição mais persistente no tempo, a mudança social reflete-se amplamente na família arrastando-se desde o tempo da industrialização e urbanização (Saraceno, 1976) para as novas realidades aos quais tem procurado adaptar-se. Porém, e dada a visibilidade que a família assume na sociedade, esta procura ajustar as instituições às exigências e necessidades da família. Neste âmbito pode-se falar das influências recíprocas entre família e sociedade. De modo algum se procura um “culpado” para estas mudanças, mas sim entender os significados destas influências que interferem diretamente nas relações familiares e interpessoais.
1ª PARTE 1. CARACTERÍSTICAS DA MUDANÇA E RECIPROCIDADE
Meados do séc. XVIII ocorreram diversas mudanças muito significativas na sociedade. Esta percepção leva a que se faça referência a todos os aspectos da vida social, considerados globalmente, individualizando as simples situações e os diversos níveis em que acontece a mudança. É evidente que a velocidade impressa à mudança está ligada aos diversos fatores sociais,