Relações Interpessoais: abordagem psicológica
Disciplina: Relações Interpessoais: abordagem psicológica
Tutor: Sonia Aparecida de Camargo
Aluno:Fernando Soares Temoteo
Tarefa 01: Reflexão a partir de uma charge e de uma tirinha
Ver o mundo com olhos de criança é uma escolha expressiva e científica. Uma escolha de vida de Francesco Tonucci. Seu lápis aplica golpes certeiros; fere, sim, mas também cura. Por baixo da sátira, muitas vezes corrosiva, percebe-se o amor pela escola, pela educação e, especialmente, pelas crianças, pois são elas que guiam o traço da sua mão.
Observe esta charge do educador italiano Francesco Tonucci:
Primeiro dia na escola: o encontro... (1975)
Mafalda é uma personagem criada em 1962 pelo cartunista argentino Quino. Ela é uma garotinha de seis anos de idade, que odeia sopa (chegando até a dizer que os problemas do mundo são culpa da mesma) e ama Beatles e o desenho Pica-Pau. Aparentemente, ela não difere em nada de uma menina típica de sua idade. Mas Mafalda possui uma visão aguçada do mundo, e vive fazendo questões sobre assuntos como humanidade e paz mundial.
A partir das contribuições que o estudo realizado da Unidade I analise a charge e a tirinha. Em seguida, produza um texto de 15 a 25 linhas com suas reflexões.
Na tirinha fica claro que a visão da criança sobre a escola era um local de descontração aonde ele iria se divertir muito e passar muitos momentos agradáveis, enquanto a professora adulta o via apenas como mais um aluno em que ela teria que ensinar. A visão da criança neste sentido é fantasiosa e baseada em perspectivas enquanto a da professora é com base na realidade e vivencia.
Na charge o dialogo entre as crianças elas demonstram uma simplicidade de pensamentos e emoções, pois está é a fase do porque disso e porque daquilo, e nesta fase quando não se encontra um motivo para fazer algo sempre vem algum questionamento como se fizer ou aprender algo não tivesse sentido nenhum e é nesta fase em