Relações internacionais
Disciplina: Introd. Teoria das Relações interncionais
Aluna:
Relatório
Noticia 8: “Republica do Mali: golpe militar e degradação da situação humanitária”
A Republica do Mali sofreu um golpe de Estado realizado pelo Exército. Esse golpe ocorreu pois os militares não receberam apoio do governo para enfrentar as rebeliões do grupo étnico separatista tuaregue, fazendo com que o presidente fosse deposto, as instituições dissolvidas e a Constituição suspensa.
Mali adota como forma de governo a Republica.
Essa instabilidade politica, com as manifestações populares pela retirada dos militares do poder, pode ser caracterizada como Status Quo (o jeito que as coisas estão), que representa a manutenção do poder e da ordem internacional.
A imposição popular sobre o comando dos militares é representado pela Hegemonia.
Não podemos classificar o poder dos militares como um Hard Power pois não estava essencialmente ligado à posse e ao uso das armas ou monopólio da força.
Encontramos no caso da Republica do Mali um sistema internacional bipolar, em que a população defronta os militares, criando-se dois pólos que divergem entre si.
Algumas manifestações populares fizeram parte do cenário para a retirada dos militares, pois receberam ameaça da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, que poderia dar inicio a um embargo econômico e diplomático caso a situação não se revertesse.
Em suma de tudo o que aconteceu na Republica do Mali e com base nos conceitos estudados, podemos destacar sua forma de governo, observar seu status atual, comparar os tipos de poderes (hard power e soft power), sistemas bipolares em que a população está de um lado e os militares estão de outro e por fim a ausência de soberania neste, onde o Estado não tem total autonomia sobre o governo