Relações Internacionais
COMÉRCIO EXTERIOR
DIREITO INTERNACIONAL
LEOCADIA BEATRIZ DE MORAES
RELAÇÕES ECONÔMICAS
INTERNACIONAIS
PASSO FUNDO – 2013
Questões:
Identificar nos artigos enviados um Soft Low e um Hard Low:
Qual é a importância da OMC para a economia internacional? A partir do crescimento de transações comercias em nível mundial e do intenso processo de globalização de capitais, mercadorias e da própria produção, que são itens ligados diretamente à dependência dos países, sobretudo, dos pobres em relação aos ricos, surge à necessidade da criação de organismos internacionais e órgãos financeiros que possam regular as disparidades econômicas e comerciais existentes no mundo.
Vários países se relacionam de maneira econômica, criando um complexo de relações intensas e submetidas a vários tipos de legislação, o que pode gerar vários conflitos entre os Estados. Portanto, aí se encontra o fundamento da existência e da importância da OMC, no meio de relações tensas e sem uma uniformidade de normatividade, a OMC exerce um papel de reguladora da economia internacional.
Qual a influência do G21 na OMC?
O G-21 surge da demanda dos países em desenvolvimento de uma participação mais ativa nas negociações da OMC, particularmente na questão da agricultura, principal tema a ser discutido na reunião em Cancun. O Grupo obteve sucesso ao impedir um resultado predeterminado naquela negociação, e definiu que o seu objetivo seria o de defender resultados nas negociações agrícolas que refletissem o nível de ambição do mandato de Doha e os interesses dos países em desenvolvimento, posição esta defendida por meio do documento circulado antes e durante Cancun. Depois da falta de resultados concretos em Cancun, o Grupo se dedicou a realizar consultas técnicas e políticas de forma a tentar consolidar a participação desse grupo nas negociações. Advindo da necessidade de fundamentar a sua posição comum, previamente adotada o grupo