Relações internacionais
é muito antiga - data do final do século XVIII e metade do século XIX. um dos ramos da Geografia Social ou Humana que busca compreender as relações de poder no espaço geográfico. a dinâmica dos processos políticos que se desenvolvem no espaço geográfico.
É
Analisa
Gênesis
dos Estados: O Estado é o fruto de uma herança histórica. Estados de origens diferentes têm evoluções diferentes. O componente principal é o território, não existe Estado sem território. um dos temas mais estudados por geógrafos políticos, é um problema constante na geografia política. Existem vários tipos de fronteiras, a natural, étnica, política e etc.
Soberania:
Fronteiras: É
Enquanto disciplina, o objetivo principal é analisar e, compreender as mudanças ocorridas no espaço geográfico, interpretando as relações de poder que ocorrem em razão da organização social e política das sociedades e da divisão política territorial. A GP moderna estuda uma região humanizada como uma unidade política, observando suas bases geográficas e territoriais, as modificações na distribuição demográfica, o seu potencial econômico comparando com as que estão em seu entorno e os outros fenômenos sociais.
Surgiu
no século XX.
Visualiza
e estuda o espaço do ponto de vista do Estado. se caracteriza como ciência, e sim como uma estratégia política a serviço do Estado.
Não
Criada
primeiramente por militares (HAUSHOFER, MAHAN e outros) e posteriormente por juristas como (KJELLÉN) ou mesmo por geógrafos como (MACKINDER, LACOSTE). partir da década de 70, sai do esquecimento e volta aos pequenos círculos de interesses políticos geográficos, não com o cunho de “ciência”, para apreensão do conhecimento da realidade geográfica, e sim, com o instrumento de ação e de estratégia a serviço dos Estados
A
Atualmente,
quase não existem mais militares discutindo ou escrevendo sobre Geopolítica; Os teóricos atuais são historiadores,