Relações Humanas
Trabalho de Teoria Geral da Administração
Escola das Relações Humanas
Componentes: Amanda Medeiros, Eduarda Machado, Jéssica Rodrigues e Maielen Kuchak.
Administração Diurno 2º semestre
Professora: Ana Elizabeth Moiseishyk.
Palmeira das Missões, 30 de setembro de 2013.
Introdução
O principal influente para a Escola de Relações Humanas foi Elton Mayo que defendia a necessidade psicológica do homem de sentir como membro de um grupo social. Querendo mostrar também, que além da recompensa financeira é necessário que a organização favoreça a cooperação e a integração ao grupo social. Conforme Elton Mayo chegou a destacar que a concepção do homem no trabalho, mantém relação íntima com a motivação e a sociabilidade tornando se instrumentos necessários para fornecer ao indivíduo a realização pessoal. Desta forma tornam se mais humanas e democráticas as relações entre as pessoas e as organizações, onde intensificam se as preocupações com os aspectos psicológicos e sociológicos, iniciando assim a aplicação de conceitos como a motivação pessoal, a liderança no grupo social e a comunicação nos repasses de informações.
Escola das Relações Humanas
As causas imediatas do aparecimento da Escola das Relações Humanas foram os estudos e as experiências realizados por professores da Universidade de Harvard na Western Eletric, uma fábrica de equipamentos telefônicos de Hawthorne, a partir de 1927.
A Teoria das Relações Humanas surgiu como consequência das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.
As origens da Teoria das Relações Humanas são: A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica; O desenvolvimento das chamadas ciências humanas,