Relações Humanas
Técnico em Administração
2013
Professora: Joice de Oliveira
TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é , aquele que presta um serviço a outro.
Hoje, a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar os objetivos da maneira mais adequada.
A palavra administração é usada tão frequentemente no dia a dia, que parece não haver dúvidas com relação a seu significado. O mesmo acontece com palavras como:
Organização;
Gestor ou Gerente;
Administrador;
Eficiência e eficácia.
Organização
Por organização, entende-se que é o agrupamento de pessoas, que se reuniram de forma estruturada e deliberada e em associação, traçando metas para alcançarem objetivos planejados e comuns a todos os seus membros, (LACOMBE, 2003). Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar objetivos.
Objetivos e recursos são as palavras-chaves na definição de administração e também de organização.
Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos).
As organizações fornecem os meios de subsistência para muitas pessoas, que são:
Salários
Abonos Lucros distribuídos.
Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.).
A vida das pessoas depende intimamente das organizações e essas dependem da atividade e do trabalho daquelas.
A Teoria das Organizações (TO) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em