Relações humanas
Gestão de recursos humanos tem por finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
É chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais freqüente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_recursos_humanos)
Bibliografia:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
RELAÇÕES HUMANAS, o grande tabu nas empresas
Com o crescimento das empresas, temos observado que os empresários e seu executivos vão cada vez mais se distanciando dos seus subordinados e piorando o nível de comunicação da empresa. Hoje em dia, chega-se a ver empresários em depressão ou se tornar alcoólatra, por não saber como tratar da demissão de seu primeiro gerente, a esta altura superado, mas seu amigo pessoal.
É comum, ver promoções sendo feitas, pelo simples fato de que se trata de “um funcionário antigo”, tornando-se um chefe incapaz e completamente perdido em suas novas funções. Ou ainda, percebermos pessoal competente sendo preterido, pelo simples fato de se preferir renovar, sem uma razão lógica.
Vemos todos os dias gente desmotivada, liderando sem condições, se angustiando a cada turno de jornada, por não ter sido preparada para liderar.
Este quadro a nosso ver, é a realidade estampada da maioria das empresas sobreviventes do nosso país. A consequência de tal desgaste é a aversão que se cria diante de tais situações, sem se aproveitar do conhecimento adquirido para solucioná-las.
Acredito que todas estas situações têm soluções e precisam ser aprendidas. O empresário ao ter que enfrentar seu embates diários, perdeu parte de sua capacidade de