Relações Humanas no Trabalho
No entanto, por mais paradoxal que se possa parecer, o que encontramos nessa busca é uma verdadeira dependência dos outros. No fundo, dependemos dos outros para virtualmente tudo! Já não fazemos mais a nossa própria roupa, não plantamos nem fazemos a nossa comida, não construímos a nossa casa, etc. Pode ser que nessas situações a dependência ainda não nos incomode, pois podemos pagar por aquilo de que precisamos.
Por outro lado, praticamente nenhum produto (seja concreto ou abstrato) consegue ser feito sem que sua realização dependa de várias pessoas. Isto significa que nas empresas, nas organizações, em iniciativas, precisamos nos reunir e trabalhar junto com outras pessoas numa situação de mútua interdependência. Dependendo de outros assim como outros dependem de mim para alcançar os objetivos e realizar as tarefas. Essa interdependência exige que no fundo, nos reunamos, que trabalhemos em equipe.
Mas como é difícil se relacionar de forma harmoniosa com os outros! Como lidar com as diferenças de ponto de vista? Como se fazer entender claramente? Como tomar decisões que sejam carregadas por todos e levem a resultados? Como lidar com as resistências às mudanças? Como lidar com as minhas necessidades de independência, autonomia e liberdade perante as necessidades de independência, autonomia e liberdade do outro? Aqui a dependência já é mais incômoda!
Nesse contexto, a qualidade das relações interpessoais, dentro de um trabalho