Relações entre o design e a moda
RESUMO
Este trabalho apresenta as relações entre design e moda desde o surgimento do ser humano. Trata de demonstrar como a moda surgiu e de como ela foi utilizada desde as primeiras civilizações para distinguir as diferenças entre as classes sociais, privilegiando pessoas com maior poder aquisitivo que necessitavam de algo para torna-los diferentes das demais pessoas, demonstrando a sua importância diante da sociedade como segue-se até atualmente. Diante disso há uma resposta do design, com suas pesquisas sobre tudo aquilo que ajudaria a melhorar o produto atendo o que o consumidor desejasse, fosse em um novo tipo de tecido, detalhes, cores, texturas, cortes diferentes ou apenas objetos que os tornassem diferentes das classes inferiores mas iguais as superiores.
Palavras-chave: Design. Moda. Identificação.
1 INTRODUÇÃO
Roupas são ambientes habitáveis, funcionam como uma segunda pele e que através dela podemos nos expressar, podemos nos distinguir ou nos reconhecermos com os demais grupos. Esses ambientes habitáveis tende serem confortáveis e bonitos e que nos façam se sentir bem os utilizando.
É bom termos em mente que os tecidos são uma das mais antigas tecnologias criadas pelo homem e que a partir do Design de Moda é possível pensar que o planejamento de uma roupa é a proposta de redesenhar o corpo atribuindo-lhe outras qualidades e tornando-o apto para adaptar-se as mais diversas condições do meio ambiente.
Em quaisquer que sejam as sociedades consideradas, das chamadas primitivas contemporâneas às civilizações antigas influentes, por exemplo, as civilizações chinesa e indiana, encontra-se realmente essa preocupação pelo enfeite, que alguns não deixarão de interpretar como uma forma mais ou menos antiga de moda. No entanto, a moda como conceito e fenômeno social é uma criação ocidental. A moda como nós a entendemos no Ocidente – perpétua mudanças atingindo o conjunto de