Relações entre títulos e imagens
- No não verbal, o sentido está no todo e não nas partes.
- No verbal, não possui ordem preestabelecida e é dominada pelo movimento dos olhos do leitor, no qual passeiam pela imagem e são atraídos por informações novas e detrimentos das informações conhecidas. * Tem como função atrair a atenção do leitor e despertar interesse. * Em anúncios sem título e anúncios sem imagem ou all-type, a comunicação pode se efetivar:
- Quando não há título, a responsabilidade é da imagem.
-Quando não há imagem, a responsabilidade cabe ao título e a visuabilidade gerada pela diagramação da página.
* A relação entre título-imagem em um anúncio é pensar em sua complementaridade, onde, quando se complementam na construção da informação, a mensagem ganha riqueza de sentido, e consequentemente em originalidade.
* Ancoragem: Originalidade e redundância - A diferença entre ancoragem e redundância é a questão chave para entender como o título se comporta frente a uma imagem no anúncio, no qual, a imagem publicitária precisa que o título amplie o seu significado.
* Variações na relação entre o verbal e o visual na propaganda 1- Anúncios com estrutura completa: Título, texto, imagem e assinatura (logotipo e slogan). 2- Anúncios com estrutura completa parcial: Título, texto – que não contém todas as partes, imagem e assinatura. 3- Estrutura sucinta: Título, imagem e assinatura. 4- Hegemonia da imagem: imagem e assinatura composta por logotipo, slogan, imagem e assinatura composta por logotipo. 5- Hegemonia do verbal (anúncio all-type): Ausência da imagem. A visuabilidade atribuída a esse tipo de anúncio advém da diagramação traduzida na escolha dos tipos, espaçamento, cor ou textura das letras e sua distribuição no espaço do