Relações entre pós modernismo e neobarroco
Este artigo tem por objetivo entender um pouco mais as relações entre o pós-modernismo e o neobarroco, mostrando os conceitos, as convergências e as divergências entre esses dois fenômenos literários, que vem influenciando o comportamento da sociedade desde o inicio do século XX. Propondo uma exposição que aborda essa discussão foram selecionados alguns escritores, entre eles Haroldo de Campos, Lezama Lima e Calabrese, que analisam esses fenômenos dentro da nossa realidade.
PALAVRAS CHAVES: Relação; Neobarroco; Pós- modernismo.
1. INTRODUÇÃO:
O estudo sobre características coincidentes entre o neobarroco e o pós-moderno, dada a sua complexidade, abre espaço para uma ampla gama de questionamentos. Aqui, limitarei a apontar os pontos convergentes e divergentes entre alguns dos mais destacados estudos que procuram relacionar os adventos da época contemporânea ao ressurgimento de elementos da estética barroca.
Sabe-se que o barroco trabalha com os sentimentos do indivíduo (as paixões), exibindo tanto os aspectos do belo como também do feio, do grotesco e do bizarro. Não busca uma perfeição, mas sim veracidade naquilo que retrata por meio da riqueza dos detalhes e dos excessos de ornamentos, beirando a teatralidade.
Pensando nos aspectos que caracterizaram a estética Barroca, encontramos esses elementos presentes na estética cultural pós-moderna, por isso chama-la de Neobarroco, onde uma estrutura não apenas visual, mas também cognitiva se faz presente. O Neobarroco articula os espaços, primando pela visualidade monumental, trabalhando com a sensorialidade paralelamente ao barroco do século XVI, só que dinamicamente diferente pela tecnologia disposta na época.
Já o Pós-modernismo é a condição sociocultural e estética que prevalece no capitalismo contemporâneo após a queda do Muro de Berlim e a consequente crise das ideologias que dominaram o século XX. É um fenômeno altamente complexo porque é fundamentado na tentativa de uma significação, visto que, em