Relações entre Preconceito e Intolerância e Preconceito e Discriminação
Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Intolerância define uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outros, mesmo que nenhuma ação seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calar aqueles que as têm tolerância, por contraste. A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, pode mostrar que preconceito é a ideia, a opinião ou sentimento que pode conduzir o indivíduo à intolerância, à atitude de não admitir opinião divergente e, por isso, à atitude de reagir com violência ou agressividade a certas situações.
O preconceito tem em comum o significado de intolerância pela não aceitação de diferença um do outro, que também se manifesta comportamentalmente, levando a construção de um discurso acusatório sobre diferenças, porque o preconceito pode construir sobre o que nem foi pensado, mas apenas assimilado culturalmente.
Relações entre Preconceito e Discriminação.
O conceito de discriminação, apesar de literalmente significar “tratar alguém de uma forma diferente”, pode ser definido como um comportamento manifesto, geralmente apresentado por uma pessoa preconceituosa, que se exprime através da adoção de padrões de preferência em relação aos membros do próprio grupo, a partir do momento que você passa a insultá-los ou qualquer outro tipo de atitude pejorativa, é a discriminação. Preconceito leva a discriminação quando pessoas são consideradas inferiores e excluídos por aqueles que se consideram “melhores” cometendo grande ato de preconceito a um ser humano.
Discriminação se dar muito por sexo, idade, cor e também por pessoas portadoras de deficiência, deve-se também