Relações ecologicas
Relações Ecologicas
São Paulo
14/06/2013
Serviço Social da Indústria Centro de Atividades Antonio Devisate
Relações Ecologicas
Nome: Bruno H. Nº 5
Prof.ª: Paula Chernicaro
São Paulo
14/06/2013
Sumário
Introdução
Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas.
Outras formas de interações são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro. Esses tipos de relações recebem o nome de desarmônicas ou negativas.
Tanto as relações harmônicas como as desarmônicas podem ter indivíduos da mesma espécie ou de varias. Quando as interações ocorrem entre organismos da mesma espécie, são denominadas relações intraespecíficas ou homotípicas. Quando as relações acontecem entre organismos de espécies diferentes, recebem o nome de interespecíficas ou heterotípicas.
As relações ecológicas como qualquer outra relação envolve sociedades, e essas sociedades possuem um esquema de hierarquia, de um jeito em que as espécies se organizam e cooperam entre si para poderem sobreviver, um exemplo são as formigas que soldados são maiores e possuem mais veneno que as formigas-operárias; a abelha-rainha é grande e põe ovos, enquanto que as abelhas operárias são menores e não põem ovos.
Desenvolvimento
As relações sociais possuem diversas divisões que são: intraespecíficas Harmônicas, Intraespecíficas Desarmônicas,