Relações da educação para a paz e o pensamento de paulo freire
Refletir e debater sobre como essa relação da Educação para a Paz, pode contribuir para a formação do professor não apenas como agente transformador, mas também, como um ser social. Buscando fazer uma relação entre os dois textos.
A partir da leitura dos dois artigos da Unidade II, abram um tópico próprio no fórum para escrever suas reflexões sobre a relação da Educação com a EP, particularmente em função do pensamento de Paulo Freire. O texto deve ter no mínimo 20 linhas. Além de seu próprio texto, você deverá comentar o texto de mais uma colega.
Após a leitura dos textos observou-se que a Educação e a Educação para a Paz, devem caminhar juntas ao longo da vida, pois elas são ferramentas para a construção do conhecimento , e das mudanças que poderão ocorrer no pensamento de nossos alunos, da nossa equipe pedagógica, comunidade, entre outros, da mudança de comportamentos , atitudes mediante a conflitos e aos direitos humanos em geral.
Segundo Freire, a paz deve ser trabalhada em toda a sua dimensão, como por exemplo, reconhecer o ser humano como ser social, respeitar o ambiente em que se vive, ser capaz de resolver conflitos através da mediação e não da violência. Nós educadores devemos refletir e analisar este pensamento de Freire, para que possamos proporcionar aos nossos alunos a construção de uma cultura de paz na escola. Atualmente, independente da idade, observa-se no ambiente escolar inúmeros conflitos ( brigas por namoradas, brigas por bola, brigas por nota, divergência de pensamentos entre professores e alunos, etc), os quais são resolvidos com guerra, violência e que muitas vezes não são mediados por ninguém da escola devido ao medo, ou talvez ao não entendimento do que realmente é educar para paz. Concordo com os textos quando falam que é preciso formar professores, para que eles aprendam a trabalhar com conflitos na escola e que possam resolvê-los, não