relação a pedagogia com outrs ciencias
Antes de começarmos a expor o tema sobre a relação da pedagogia com outras ciências em primeiro lugar vamos definir a pedagogia. O termo pedagogia tal como hoje, deriva de duas palavras gregas: “pais- paidos” (rapaz ou mesmo menino) e “ago ou agogé” (conduzo é a acção de conduzir, respectivamente). Portanto, etimologicamente pedagogia significa condução de meninos.
A Pedagogia inclui no seu conceito tanto a acção educativa, como a teoria ou o discurso sobre a educação; tanto a intuição e a imaginação educativa, como o conhecimento dos princípios e técnicas pedagógicas. Por isso mesmo, dizendo que este ou aquele é um grande pedagogo tanto podemos significar com essa afirmação que tal pessoa “(pedagogia como ciência), como se pode entender também aquele que sabe educar bem, que tem muito jeito para educar.
No entanto para, ser um pedagogo, ambas são necessárias: ciência e arte. A pedagogia é arte, porque inclui também a didáctica ou pedagogia do ensino, é mais ampla. Pelo seu objecto material o homem exige o consumo de outras ciências também essas relacionadas como o homem ( bioologia, psicologia, filosofia, antropologia, sociologia, etc). Enquanto este objecto(homem) vem formalizado, isto é, o homem enquanto educável a pedagogia ganha consistência, autonomia, unidade, tornando-se numa verdadeira ciência. Da relação com outras ciências nasce o conceito de ciência de educação.
RELAÇÃO DA PEDAGOGIA COM OUTRAS CIÊNCIAS
Na grande rede de inter conexões que a ciência pedagógica pode ter com as ciências, a biologia permite aprofundar uma antinomia constitutiva da cultura ocidental. A atinomia «natureza – cultura». Entendida como ciência da vida e da natureza, a biologia oferece a possibilidade de problematizar os passos de jogadas que se dão entre os vínculos genéticos e os vínculos ambientas, entre o patrimônio hereditário e a sua concreta actualização às solicitações e aos condicionamentos históricos – sociais e culturais a que os