Relação noticia-sociologia
Por:Guilherme Calado
Reportagem:
O psicólogo suíço Bertolt Mayer, que nasceu sem a mão esquerda, foi usado como modelo para a criação de Rex, o homem biônico mais completo do mundo. O robô enxerga por meio de micro-chips, mede dois metros de altura e tem órgãos e membros artificiais em pleno funcionamento.
De perto, é possível escutar o batimento cardíaco do coração mecânico, que bomba sangue sintético, feito de nano-partículas.Tanta tecnologia tem preço, foram mais de três milhões de reais para transformar essa visão do futuro em realidade.
Muitas próteses semelhantes às do homem biônico já são usadas para melhorar a vida de pessoas com deficiência física. As mãos e as pernas mecânicas, por exemplo. A possibilidade de usar os órgãos internos artificiais para transplantes em humanos no futuro que tanto anima a comunidade científica.
O pâncreas, os rins, a traquéia e o baço estão todos em fase de testes. “Passamos um ano e meio pesquisando a tecnologia mais avançada do mundo e depois mais dois meses montando o homem biônico”, revelou o especialista em robótica Rich Walker.
Rex é o melhor das máquinas, mas todos os cabos e parafusos não deixam dúvida de que o homem biônico ainda está longe de ser humano.
(Edição do dia 14/02/2013 07/02/2013 14h08 - Atualizado em 07/02/2013 14h25 `por: Cecília Malan)
Relação:
Em aula constatamos que a sociologia é em suma o estudo do contexto em que o homem esta inserido, ler isto me leva a pensar como seria o estudo deste mundo onde sequer sabemos “quem” é real, sim entre aspas porque o quem é usado para pessoas mas se não sei quem é pessoa como saberei quem realmente é quem e novamente me obrigo a falar quem imaginando cada vez mais como este paradoxo seria para a ciência em si
Pois não será surpresa que esta tecnologia avance e comecemos a ver mais Rex pelas ruas tomando nossos empregos e famílias(vai saber né!?) mas não para por ai, a mesma tecnologia que demonstra me assustar mas