Relação homem trabalho
No período de 1981 a1990 houve um significativo número de registros de acidente de trabalho junto a Previdência Social, cuja consequência se deu em parte, por invalidez e óbito. Diante da situação tornou-se importante identificar os riscos no ambiente de trabalho. O Ministério do Trabalho tem investido no propósito de identificar minuciosamente acidentes do trabalhador através do Método Árvore de Causas utilizando investigação e análise de acidentes do trabalho.
Acidente de trabalho ocorre em decorrência de muitos fatores de riscos antecedentes. O Método Arvore de Causas de causa consiste em uma prática de investigação precisa de acidentes no trabalho, que ajuda a compreendê-los melhor e encontrar uma maneira mais adequada de lutar contra eles. É um método muito valioso para quem precisa se aprofundar na analise das causas dos acidentes, sendo especialmente eficaz quando aplicado por profissionais da segurança do trabalho. Ele é definido como representação gráfica das lógicas dos fatos que provocaram o acidente/incidente, elaborada a partir de um caso real. Ele não reflete as variáveis capazes de desencadear acidentes similares. Para isso, tem a árvore de falhas e erro.
Elaborar a árvore de causa:
A elaboração consiste em investigação apoiada em fatos concretos (os que comprovadamente ocorreram. Não deve se basear em hipóteses, nem fazer interpretações (deduções) ou julgamentos), buscando precedentes baseados no acidente. Os precedentes podem ser definidos por condições permanentes na situação de trabalho, como por exemplo: como falta de proteção sobre uma maquina em sua fabricação, ambiente constantemente abafado ou turbulento. Ou pelo acidente de variações que são as condições não habituais ou de modificações que acontecem em seguida ao desenvolvimento do trabalho, como um incidente técnico.
O Método Arvore de Causas precisa ser bem elaborada e transparente para não ser questionado.
Para que o acidente seja justificado, pelo