RELAÇÃO FAMILIA ESCOLA
CURSO: RELAÇÃO FAMÍLIA - ESCOLA Neste curso foram destacadas a importância da relação família e escola para o processo de ensino aprendizagem do indivíduo indiferente de sua classe social.
Compreender como pensamos e como vivemos é a nosso ver, o ponto de partida para um trabalho de mudança. Quando falamos em compreensão, não estamos sugerindo que seremos capazes de compreender todos os aspectos da vida familiar. Isso é impossível. Temos que observar para depois desenvolver trabalho encima do que foi observado.
Não podemos esquecer que o primeiro direito da criança e do adolescente é o da proteção à vida e á saúde, mediante a efetivação de politicas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas existentes (artigo 7º). Este é o ponto de partida para todo trabalho que se fizer com criança e adolescente e com suas famílias
Vários fatores influenciam o aproveitamento do aluno. Se a escola e a família buscam ações coordenadas, os problemas são enfrentados e resolvidos, por outro lado, a família deve compreender a missão e as propostas da escola e conhecer formas de contribuir com ela.
Se antes havia por parte da escola apenas o compromisso de "passar conteúdos", ela passou a ser exigida e convocada a se preocupar com atitudes, valores, sentimentos, que também são "ensinados".
A ação educativa dos pais difere, necessariamente, da escola, dos seus objetivos, conteúdos, métodos, no padrão de sentimentos e emoções que estão em jogo, na natureza dos laços pessoais entre os protagonistas e, evidentemente, nas circunstâncias em que ocorrem e as estratégias de socialização escolar, se são complementares ou não às da escola, e isto depende muito de classe social que a família pertence. As famílias podem desenvolver práticas que venham facilitar a aprendizagem escolar, hábitos de conversação e ajuda nas dificuldades de alfabetização.
Muitas vezes os pais cobram de professores