Relação entre o PNE de 2000 e o PNE de 2014
O PNE Plano Nacional de Educação é um documento que visa estabelecer metas a serem cumpridas no Sistema Educacional gratuito do Brasil, metas essas que ainda não foram todas atingidas.
O Plano que estava em vigência ate o meio deste ano permaneceu em execução durante 12 anos,com 20 metas a serem cumpridas pelos órgãos educacionais.
O Novo plano está em vigência desde julho deste ano de 2014, com 20 metas a serem cumpridas, até 2023.
Das metas que ambos tratam pouca coisa mudou, pois muitas delas não foram atingidas e outras ainda estão precisando de ajustes. Ambos os planos iniciam tratando da Educação Básica Infantil, onde tratam da necessidade de atendimento as crianças em seus primeiros anos escolares, para creches atender 50% das crianças até a idade de três anos, meta está que no plano velho não foi alcançada, porem o plano velho fazia uma citação dos recursos que seriam utilizados e das necessidades como: espaço, matéria, organização dentre outros, informações que no atual não se apresenta. Para a pré-escola os dois planos compreendem as mesmas necessidades e idades das crianças que serão atendidas.
Para o Ensino Fundamental os dois planos buscam que o ensino atinja a 95% das crianças na faixa etária de 6 a 14 anos, no período que compreende o PNE. O mesmo ocorre em relação aos alunos de 15 a 17 anos, que buscam atingir 85% destes alunos. Para os alunos com necessidades especiais os planos visam atender a estes alunos, com recursos e matérias necessários de acordo com suas necessidades, atingir estes alunos de 4 a 17 anos, e garantir a inclusão dos mesmos no Ensino Regular.
Em relação à alfabetização dos alunos, o plano velho iniciava com a metas que estas crianças ate os oito anos de idade estivessem alfabetizadas, nos anos seguintes da vigência do plano ate os sete anos e ao final até os 6 anos. No novo pano esta determinado que a alfabetização ocorra até o 3 ano do Ensino Fundamental.
Os dois planos