Relação entre o Direito e a Filosofia
RGM: 264558, 264878, 263947, 264610 e 264085
Turma: DIR212AN
Data: 02/09/2013
Filosofia do Direito
O DIREITO E A FILOSOFIA
A Filosofia surgiu da curiosidade do homem pela sabedoria, onde o mesmo cansou de acatar as histórias culturais para explicar fenômenos naturais os aspectos da sociedade. Dessa forma o homem tornou – se mais crítico e pensante sobre seu cotidiano e situações adversas que viriam a encontrar.
A importância da Filosofia para o direito está totalmente ligada ao pensamento dos operadores do Direito com o objetivo de faze-los pensar melhor. Pelo fato do homem ter um senso ético e uma grande consciência moral, que o leva a avaliar as suas ações se são boas ou más, certas ou erradas. Por sermos um ser moral, nós homens e estudantes direito somos atraídos pela justiça, pelo bem e melhor ainda pela honestidade, e consequentemente impulsionado a rejeitar a injustiça e a desonestidade como todas outras contrariedades de justiça. Diante disso observamos que a Filosofia nos leva a questionar o que já está definido e nos leva a sermos uma forma de “rebelde” da situação jurídica atual.
Em todas as áreas do âmbito jurídico a filosofia tem suma importância, não que a mesma seja indispensável para a grade de estudo de um operador do direito, porém um jurista que entende a essência de tal matéria se destaca no meio jurídico, pois a crítica e a curiosidade do mesmo chegará a compor uma melhor solução a um determinado problema.
Diante do exposto o operador do Direito que aplica a filosofia consegue absorver e resolver qualquer problemática com louvor, sendo assim é muito importante o estudante e até mesmo o profissional do direito se recicle no estudo da filosofia para que sempre busque o melhor e mais atualizado desempenho da justiça sem lhe dar com sua contrariedade.