Relação entre teoria e a prática vivenciada no cras santo expedito
Curso de Especialização em Trabalho Social com Famílias
METODOLOGIA DA PESQUISA II
Diana Maria Ferreira Mori
Marta Lúcia Siqueira
PRESIDENTE PRUDENTE
2012
DIANA MARIA FERREIRA MORI
MARTA LÚCIA SIQUEIRA
METODOLOGIA DA PESQUISA II
Trabalho apresentado como exigência da Professor(a) Lucinéia Lucheti na disciplina de Metodologia da Pesquisa II do Curso de Especialização em Trabalho Social com Famílias.
PRESIDENTE PRUDENTE
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 DESENVOLVIMENTO 04
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................ 07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................... 08
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o intuito de relacionar a teoria com a pratica vivenciada no CRAS Santo Expedito pelos profissionais atuantes neste órgão. A articulação entre teoria e pratica foi baseada no texto “Brasil: A Metodologia do Programa de Atenção Integral á Família” de Aide Cançado Almeida e as ações desenvolvidas no CRAS Santo Expedito. Esperamos que esta discussão contribua para a nossa pratica profissional, que se encontra em processo de formulação e consolidação.
2 DESENVOLVIMENTO
A Constituição Federal de 1.988 traz a assistência Social como política pública, de seguridade social não contributiva, de desenvolvimento de autonomia, de auxilio em pecúnia ou material e de defesa de direitos socioassistenciais. Em 1.993 a Lei Orgânica da Assistência Social reorganiza os direitos previstos na Constituição com caráter público, descentralizado e participativo. Em 2.004 e 2.005 com a Política Nacional de