Relação entre senso comum e ciência
No senso comum o conhecimento pode ser conquistado, obtido através de experiências pessoais, ou compartilhado, bagagem divida por terceiros, geralmente familiares, amigos, ou pessoas próximas, que é interiorizada, por vezes inconscientemente. Sendo assim não há comprovações, estudos ou métodos para se provar o conhecimento divido. Podemos tomar como exemplo a velha receita de água com açúcar para acalmar, intuitivamente seguimos esta tradição, mesmo sem ter certeza da eficácia desta fórmula.
Já ciência no sentido geral significa conhecimento ou saber. Nos dias atuais qualificamos por ciência todo ou qualquer conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, alicerçados em métodos científicos alcançados através de pesquisa.
Diferentemente do senso comum na ciência há a necessidade de comprovar o que é dito, as ideias devem ser avaliadas, testadas e experimentadas, até que se possa dar o parecer cientifico. Na ciência o saber é sistemático, disciplinado, para que o conhecimento compartilhado seja coerente e preciso. Nesta situação recorremos ao mesmo exemplo, onde o cientista irá estudar cada elemento da mistura de água com açúcar para comprovar que de fato há componentes tranquilizantes na fórmula. Esta teoria certamente não será divulgada antes de uma série de pesquisas onde se conclua consistentemente os resultados.
A ciência tem como objetivo apresentar os resultados examinados de modo rigoroso e quantificado, implicando uma atitude crítica, expondo as teorias e fundamentando as ideias.
Desta forma podemos identificar que uma das principais diferenças entre a ciência e o senso comum é que a ciência procura constante e sistematicamente a