relação entre pg e pa com funções de 1 e 2 grau
TRABALHO
DE
MATEMÁTICA
ALUNOS: Isabella Lahas, Júlia Furlani, Emannuelle Santos, Hingridd Andrade e André Almeida.
SÉRIE: 1ºM1
PROFESSOR: Julenilson Paulucio
Viana - ES Relação de PA com função de 1º grau
Introdução:
Este tema está relacionado com o tema “Funções do primeiro grau” e diz respeito a situações, muito frequentes, em que grandezas sofrem aumentos iguais em intervalos de tempos iguais. No caso da progressão aritmética, considera-se o tempo variando apenas no conjunto de número inteiro positivos. Exemplos simples de progressões aritméticas ocorrem no início do aprendizado de matemática: os números inteiros positivos ou os múltiplos de um número.
São poucos os conhecimentos prévios necessários para um bom entendimento das progressões aritméticas, apenas as quatro operações. Entretanto, é interessante que os tópicos “função do primeiro grau” e “progressão aritmética” sejam trabalhados em conjunto, muitas vezes apresentados de modo desconexos para os alunos.
Uma pessoa deve ter de ser capaz de:
Reconhecer uma progressão aritmética em um conjunto de dados apresentados em uma tabela, sequência numérica ou em uma situação problema. Determinar e identificar o termo geral de uma progressão aritmética.
Uma pessoa pode, por exemplo, começar o estudo das progressões aritméticas explorando tabelas construídas a partir de funções do primeiro grau. Por exemplo, para a função f(x) = 3x +2 pode-se considerar a tabela: Os números da coluna da direta formam uma sequência a1 = 5, a2 = 8, a3 = 11, a4 = 14, e assim sucessivamente, igualmente espaçada, ou seja, a diferença entre dois termos consecutivos é sempre igual a 3: De outro modo ainda, a partir do segundo termo, cada termo da seqüência é igual ao termo anterior somado a 3 unidades. Sugere-se também que o professor explore também esse exemplo no gráfico da função f(x)= 3x + 2 . n = n-1
Os números da coluna da direta formam