Relação entre os princípios de Fayol e os Filmes Tropa de Elite 1 e 2
Trabalho de Introdução à Administração
Relação entre os princípios de Fayol e os filmes Tropa de Elite 1 e 2
Porto Alegre, nove de abril de 2012
INTRODUÇÃO
O livro “Administração Industrial e Geral” de Henri Fayol é base para o desenvolvimento deste trabalho.
Usei como base os princípios presentes nesta obra para comparar com as cenas de dois filmes, que já são clássicos dos longas-metragens brasileiros. Nos filmes Tropa de Elite 1 e 2 ficam claras muitas das ideias mostradas por Fayol em seu livro (aliás, mostram algumas destas ideias de formas deturpadas). Como os diversos níveis hierárquicos, a questão do questionamento ao chefe, o conflito latente, a divisão do trabalho, a autoridade e suas responsabilidades, a disciplina, as unidades de comando e direção, subordinação do interesse particular ao interesse geral, bom exemplo do chefe, união do pessoal, iniciativa, estabilidade do pessoal, equidade, ordem, remuneração do pessoal e a centralização.
ANÁLISE DOS FILMES
Ao assistir detalhadamente os filmes Tropa de Elite 1 e 2, pude perceber que muitas cenas mostram ligações com o livro de Henri Fayol – “Administração Industrial e Geral”.
Algo que fica evidente em ambos os filmes é a questão da hierarquia, tanto nos policiais militares quanto no BOPE existem os níveis hierárquicos de cada instituição. No livro citado a cima o autor escreve o seguinte: “Constitui a hierarquia a série dos chefes que vai da autoridade superior aos agentes inferiores. A via hierárquica é o caminho que seguem, passando por todos os graus da hierarquia, as comunicações que partem da autoridade superior ou que lhe são dirigidas. Esse caminho é imposto, ao mesmo tempo, pela necessidade de uma transmissão segura e pela unidade de comando.” Segundo Fayol, quantos mais níveis hierárquicos a instituição tiver, melhor será.
Fayol escreveu em seu livro: “Está entendido que todo o chefe tem o poder de se fazer obedecer. Mas a empresa estaria