relação entre matrix e o mito da caverna
Aluna: Myrtes Hellen dos Santos Ribeiro
Disciplina: Filosofia
Professora: Éricka Cunha
Assunto: Relação entre o mito da Caverna e o filme Matrix
Tanto o mito da caverna quanto o filme Matrix relatam um mundo ilusório vivido pelos personagens. Eles apresentam a situação de pessoas que estando presas a uma perspectiva da realidade são levadas a descobrir um novo mundo, o mundo do conhecimento.
Texto e filme se conectam pela ideia de que há sempre uma outra verdade além daquela que nossos olhos nos permitem ver e que nossa condição permite assimilar.
A cena que mais se relaciona ao texto de Platão, quando Neo é levado por Trinity até Morpheus e neste instante ele deverá escolher entre a pílula azul ou a vermelha, a verdade do mundo da Matrix e a do mundo o qual ele já conhecia.
Neo, segundo Morpheus, está preso, assim como todos os demais homens que não tiveram a oportunidade de enxergar além da trave que há em seus olhos, todos estão presos para não descobrirem a verdade. Em Platão, os homens da caverna também estão presos, impedidos de ver além das sombras dos objetos e transeuntes. Aí temos que, desde a escola somos levados a permanecer na posição dos homens que estão na caverna, muitas vezes impossibilitando a formulação de ideias, a construção de um conhecimento além do que é colocado nos livros didáticos, sem que possamos nos relacionar com o entorno. Sendo forçosamente adestrados a aceitar a realidade que querem que vejamos.
Porém, que verdade é essa de que fala Platão, de que fala Morpheus? É o libertar-se do senso comum. E é interessante observar que apesar de afirmarem que essa é a verdade, Platão (como todo filósofo) e Morpheus não a aceitam completamente. No filme isso me parece claro quando Morpheus oferecendo as duas pílulas a Neo diz: "...tudo o que ofereço é a verdade, nada mais.", ou seja, no mundo antes das sombras onde os objetos são apenas a idéia deles mesmos também existe uma verdade, a diferença, talvez é que, ao emergir