Relação entre Espaços Culturais e a Escola
Pergunta Problema: Como os professores têm atribuído o significado do espaço cultural no museu?
A vida escolar possibilita exercer diferentes papéis, em grupos variados, facilitando a integração das crianças no contexto maior.
Nessa perspectiva, as crianças não são tratadas apenas como “cidadãos em formação”.
Elas fazem parte do corpo social e, por isso são estimuladas a exercitar sua condição de cidadania, desenvolvendo expectativas e projetos em relação ao conjunto da sociedade.
A escola traz para dentro de seus espaços o mundo real, do qual essas crianças e seus professores fazem parte.
Não podemos fazer de conta que o mundo é harmonioso, que não existe um passado, que não existe a devastação, as guerras, a fome, a violência, porque tudo isso está presente e traz consequências para o momento que vivemos e para os momentos futuros.
Compreender e assumir o tempo presente, com seus problemas e necessidades, é uma forma de gerar alternativas para o mundo.
É preciso fixar raízes, ou seja, promover a identidade cultural do aluno, inserindo-o no mundo em que vive, e é preciso criar asas para que ele possa voar e, assim, ver e pensar a realidade como um todo, de forma autônoma, abrindo novas possibilidades.
Respeitar à dignidade e os direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas.
Baseando-se nos fundamentos e considerando-se as especificidades afetivas, emocionais sociais e cognitivas das crianças, a qualidade das experiências culturais e artísticas oferecidas a elas podem contribuir para o exercício da cidadania.
Socializar as crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
Facilitar o acesso das crianças aos bens sócios culturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, a comunicação, a