Relação entre direito e contabilidade
E inquestionável a influência do Direito na formação científica cio Bacharel em Ciências Contábeis - profissional que atua tanto nas áreas técnicas controladas pela Contabilidade, como também nas de Auditoria, Consultoria Empresarial e Perícia Contábil - porquanto precisa o mesmo, na prática, saber aplicar devidamente os dispositivos que compõem as normas jurídicas, especialmente os comandos descritos nas legislações tributária, trabalhista, previdenciária, financeira e empresarial, entre outras, para bem desincumbir-se de sua nobre missão. Em síntese e preliminar de conclusão, tem-se que desde os tempos das expansões comerciais até hoje, o ato de registrar numericamente os dados buscou o conhecimento da real grandeza patrimonial,sempre o mais próximo possível da realidade.
A inclusão de normas internacionais de contabilidade no ordenamento brasileiro se baseia, essencialmente, na prevalência da essência econômica dos fatos sobre a forma jurídica dos mesmos. Adotar esse princípio, de entender a essência econômica em sobreposição à forma jurídica, vai diretamente ao encontro do que pretendem também as autoridades fiscais. Aliás, de longa data esse posicionamento já encontra suporte na doutrina e na jurisprudência relativa à matéria tributária.
Assim o é, por exemplo, na área do Direito Empresarial (Comercial), que regula desde a elaboração dos atos constitutivos de criação da sociedade empresária, sua inscrição e matrículas nos órgãos públicos , desde o Registro Público de Empresa s Mercantis (Junta Comercial ) ou Registro Civil das Pessoas Jurídicas, arquivamento e registros de seus livros, títulos e documentos ; como os critérios adequados de escrituração regular e levantamento de suas demonstrações financeiras periódicas; até o tratamento a ser adotado em casos de falência e concordata, entre outras regras específicas .
Na área da Legislação Tributária, a qual engloba os impostos , as taxas