relação entre conteúdo e expressão em linguagem não verbal
A Linguagem é o processo de interação comunicativa que se constitui pela construção de sentidos e significado. Dividida em linguagem verbal é a mais utilizada: falada ou escrita, e a linguagem não-verbal a imagens , notas musicais, artes plásticas. Etc.
A partir dos enfoques e abordagens do Estruturalismo e da Linguística, pesquisadores desenvolveram um modelo semiótico para o estudo da significação na analise de textos não verbais. Desta forma , devemos atentar para o preceito de que um texto é formado pela junção de um plano de conteúdo e um plano de expressão, conceitos herdados um dos maiores expoentes da lingüística estrutural Louis Hjelmslev.
Para Hjelmslev há na linguagem uma relação intrínseca entre conteúdo e expressão, de tal modo que uma separação artificial entre essasfunções seriam impossível: “uma expressão não é expressão senão porque ela é expressão de um conteúdo, e um conteúdo não é conteúdo senão porque é conteúdo de uma expressão” (Hjelmslev)
Em termos gerais o plano de conteúdo é o significado do texto e o plano de expressão é a manifestação do conteúdo, ou seja, o plano de conteúdo trata do aquilo que o texto diz enquanto que o plano de expressão se refere ao como e/ou através de que código (verbal, icônico, gestual) é expresso o conteúdo do texto.
Um exemplo de comunicação não verbal no cotidiano é o semáforo, em sua singularidade, o instrumento visual executa um importante papel na organização do trânsito, uma função básica em despertar a atenção dos motoristas.
A cada cor, intermitentemente apresentada, podemos nos orientar a seguir ou não a diante.
Analise do conteúdo e expressão na Publicidade
Em outro aspecto na analise do plano do conteúdo e expressão estão nas peças publicitária e suas relações entre os signos verbais, não verbais e na intencionalidade da comunicação.
A relação existente entre o plano da expressão e do conteúdo do sistema publicitário, busca-se explicitar, como estabelecem a prática