Relação entre: Clima, Vegetação e Hidrografia.
A vegetação é um grande e precisoso indicador do clima de uma determinada área. Quando imaginamos algum tipo de clima, associamos mentalemnte à uma determinada paisagem vegetal e também relacionamos alguns seres vivos.
A vegetação natural de um lugar, é reflexo do clima deste lugar.
-> Em regioes de climas quentes e úmidos, aparecem as florestas Tropicais e Equatoriais
-> Nos climas polares, aparecem as Tundras
-> Nos climas frios e úmidos, aparecem as florestas frias ou Taigas
-> Se o clima é quente e seco, aparecem as etepes e as vegetações deserticas
Hidrografia e Vegetação
Preservar todos os elementos da natureza é indispensável para a proliferação da vida, além de garantir o funcionamento dos ecossistemas. A biosfera é constituída por elementos como atmosfera, litosfera e hidrosfera, que produzem espaços naturais que propiciam um dinamismo completo. Para um bom desenvolvimento natural dos ecossistemas é necessário que haja uma relação entre solo, sol, ar, água, temperatura entre outros.
Em um caso mais específico está a interdependência direta que há entre hidrografia, clima e relevo, pois estabelecem influências determinantes entre eles.
Um exemplo claro desse processo está vinculado à hidrografia, quando rios e lagos surgem a partir do derretimento de neve e geleiras, além de sofrer alterações na vazão pela chuva.
As oscilações ocorridas nos mananciais são provenientes das estações do ano, dessa forma, na medida em que as estações mudam, rios e lagos são influenciados, derivando os períodos de cheias e vazantes.
As cheias correspondem aos períodos do ano nos quais a estação é chuvosa e também há derretimento de gelo e neve, elevando significadamente os níveis das águas. Os períodos de vazantes acontecem nas estações secas, momento em que há uma grande diminuição das águas dos rios.
As características do relevo promovem uma interferência direta nos cursos fluviais, em superfície repleta de aclives