Relação do pensamento de Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim.
TEMA:
Relação do pensamento de Karl Marx,
Max Weber e Émile Durkheim.
Grajaú - MA
2014
A principal relação entre eles era que se preocupavam em analisar o comportamento do individuo em sociedade.
Karl Marx defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais .Max Weber defende o estabelecimento de um raciocínio lógico capitalista, que o mesmo denomina racionalismo; sendo esta leitura realizada através da comparação da Alemanha do período com outros países civilizados do planeta em condição de desenvolvimento semelhante, ou seja, com existência do capitalismo e de empresas capitalistas, sendo identificado na primeira uma estrutura social, política e ideológica ímpar, que pode se ditar como a condição ideal para o surgimento do capitalismo moderno, que defende a paixão pelo lucro como demonstração de prosperidade, fé e salvação. Neste contexto o autor expõe através do emprego do método e da pesquisa científica uma das várias facetas do capitalismo, o capitalismo ocidental, apresentando em sua obra científica como as principais características do Sistema Capitalista a organização capitalista racional do trabalho livre, a separação dos negócios da moradia da família e a implementação da contabilidade racional; da qual se origina a classe burguesa ocidental ligada estreitamente à divisão do trabalho. Acreditava que as ações das pessoas eram vinculadas a uma "coerção" vinda da sociedade! As ações vem do grupo para o individual.
Exemplo: A sociedade cobra de você que estude, você não necessariamente quer estudar, mas a sociedade exige de você e você estuda.
Émile Durkheim defende que o melhor método para se explicar a função do “fato social” na sociedade, seria através da observação, de maneira semelhante