Relação do filme admiravel mundo novo com as teoria de skinner
Este texto tem como objetivo analisar o filme Admirável Mundo Novo, baseado no livro de mesmo nome, de Aldous Huxley, publicado em 1932- O qual trata a forma hierarquizada e condicionada que as pessoas vivem neste filme que é uma fabula futurista, neste mundo construído após guerras alguns valores como a religião, a família e a monogamia são tidos como prejudiciais. Faremos uma analise comparando o filme com algumas teorias behavioristas e seus teóricos.
O CONDICIONAMENTO
Para os teóricos behavioristas o condicionamento e o processo de reforçar com uma recompensa um resposta esperada após um estimulo e com isto aumentar a frequência da resposta da forma que foi estimulada. Existem dois tipos de condicionamento: O condicionamento operante e o respondente, sendo operante para Skinner o que mais se assemelha a aprendizagem e o respondente aquele que ocorre depois de um estimulo.
No filme o condicionamento ocorre desde a concepção onde os fetos são modificados biologicamente e decantado para não haver nascimento logo não haverá família, na infância as crianças são educadas de forma individualista, aprendendo que cada um tem seu lugar, que a tristeza não existe e que todos são felizes. Uma das maiores forma de condicionamento encontrada neste filme é a educação, pois reproduz um conhecimento de forma impositiva e desta forma lembra a educação tradicional onde o professor é o detentor da verdade e o aluno não pode contesta-lo. A educadora Lenina informou a Jonh O selvagem que é um dos personagens principais, que com esta forma de ensinamento as crianças seriam privadas da dor e do erro e Jhon não compreende, pois para ele aprendizagem é ter liberdade para questionar o mundo.
Teoria principal observada neste filme é a de Pavlov (resposta condicionada) e a observação do filme podemos ver claramente que como Pavlov dizia a resposta é simples, as pessoas deste novo mundo eram condicionadas psicologicamente e acreditavam que só poderiam ser felizes desta forma e