Relação das protoformas do serviço social com o debate sobre os campos de ação e prática dos primeiros assistentes sociais. considerando os elementos macro societários.
Questão 01: Relacione as Protoformas do Serviço Social articulando-as com o debate sobre os campos de ação e prática dos primeiros Assistentes Sociais. Considere os elementos macro societários. Na Primeira República, diante das péssimas condições que estavam inseridos, os trabalhadores se organizaram e ingressaram no cenário político, exigindo os seus direitos e o reconhecimento como classe, emergindo assim a questão social, que será o bojo de implantação do Serviço Social.
Nesse processo histórico com a produção voltada para as indústrias, ocorreu à expansão urbana, trabalhadores migraram para as cidades em busca de uma vida melhor. Com isso houve um grande aumento de proletariados disponíveis para inserção no mercado de trabalho. Os proletários moravam em bairros insalubres, casas de pouca infraestrutura e às vezes até mesmo lidavam com falta de água, esgoto e luz. Os trabalhadores eram obrigados a trabalhar por horas exaustivas a mercê de acidentes de trabalho e sem garantia alguma por parte do Estado, levando uma vida baseada na miséria, especialmente as mulheres e crianças. Desencadeando assim as primeiras greves, fazendo com que as empresas oferecessem alguns benefícios (limitados) para contenção dos movimentos operários.
“o que se poderia considerar como protoformas do Serviço Social, como hoje é entendido, tem sua base nas obras e instituições que começam a “brotar” após o fim da Primeira Guerra Mundial”. (IAMAMOTO, CARVALHO, 2011, p. 166) “Será, no entanto a partir do desenvolvimento Laico que estas iniciativas embrionárias se multiplicarão compreendidas dentro da ação social católica”. (IAMAMOTO, CARVALHO, 2011, p. 177)
As protoformas do Serviço Social tem sua base nas obras e instituições que surgiram após a Primeira Guerra Mundial. O Tratado de Versailles estabelecera uma nova política social, relativamente mais compreensiva com a classe operária. Em 1920 surge a Associação das Senhoras Brasileiras no Rio de Janeiro e em 1923 a Liga